quinta-feira, 5 de julho de 2012

Norma de acessibilidade em edifícios entrará em consulta pública

Texto determina critérios para edifícios, espaços mobiliários, equipamentos urbanos, além de meios de transporte e de comunicação.

Foi aprovada na última sexta-feira (29) a revisão do texto da NBR 9050/2005, que trata da acessibilidade e edificações, mobiliário, espaços e equipamentos. A norma entrará em consulta pública nos próximos dias, ficando disponível por 60 dias.

O Comitê Brasileiro nº 40 (Acessibilidade) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), determina que a acessibilidade para as pessoas portadoras de deficiência deva acontecer em edifícios, espaços mobiliários, equipamentos urbanos, além de meios de transporte, meios de comunicação de qualquer natureza e seus acessórios.

O novo texto da NBR 9050 foi elaborado pela Comissão de Estudos Acessibilidade à Edificação e ao Meio.
Durante a aprovação do texto, também foi discutido o texto final do projeto de norma "Acessibilidade em estádios", que quando for aprovada, criará legislação específica para a acessibilidade nos estádios do país.

De acordo com o Confea, as características desse tipo de construção demandam estudos específicos para definir, por exemplo, tipo de banheiros, assentos, rampas e elevadores.

Fonte: PINIWEB