quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Câmara instala elevador e atende exigências de acessibilidade

19/08/2009 às 08:25
Câmara instala elevador e atende exigências de acessibilidade

Atualmente é quase uma obrigatoriedade que locais públicos sejam acessíveis a deficientes físicos, como nas ruas, bancos, órgãos públicos, todos devem ter rampas ou elevadores.
A Câmara Municipal de Uberaba inaugurou ontem no Paço Municipal o elevador que dá acessibilidade a deficientes físicos na parte superior da casa.
A instalação do elevador faz parte do projeto de Acessibilidade no Paço Municipal, que foi aprovado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Comphau). As medidas foram pensadas para atender perfeitamente às demandas da Câmara.Antes do elevador, foi construída no ano passado uma rampa de cinco metros de comprimento e corrimões que facilitam a entrada dos cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção, no prédio “Major Eustáquio”. Além disso, o plenário da casa depois da reforma se tornou totalmente adequado para qualquer pessoa ter acesso, inaugurado em 2007."Quando vereador de Uberaba, do ano de 1983 a 1989, a acessibilidade não era fácil. Não existiam rampas e a única forma de chegar ao gabinete era subindo escadas, então ia rastejando para todos os locais. E na época era vice-presidente da mesa diretora, portanto, trabalho redobrado. Descia e subia essas escadas umas 10 vezes por dia", conta o ex-vereador Sebastião Pinto de Oliveira.Para não comprometer a estrutura do prédio histórico, foi instalado um elevador com o sistema de "embulo". Ao contrário dos elevadores comuns, onde a cabine se movimenta, esse tipo de equipamento tem o movimento no piso, que sobe a partir do porão através de uma haste. Todo o compartimento será revestido de material transparente, interferindo o mínimo na visibilidade interna do paço. Um elevador panorâmico, com estrutura no subsolo, integra a segunda etapa do projeto, com acesso ao Salão Nobre do Paço.
Lei - A instalação do elevador se dá conforme o cumprimento da Lei Federal nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, regulamentada pelo Decreto-Lei nº 5.296/2004, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção de acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

Geórgia Santos
Fonte: Jornal de Uberaba: http://www.jornaldeuberaba.com.br/?MENU=CadernoA&SUBMENU=Cidade&CODIGO=32009



(Clique para ampliar)
JORNAL CIDADE LIVRE
terça-feira 28/03/2006


Como não foi citado o nome de quem realmente lutou pela acessibilidade no local, coloquei o recorte de um jornal da época em que procurei o Ministério Publico para garantir o acesso no Paço Municipal.


Israel Garcêz

3 comentários:

  1. Muito legal seu trabalho Israel, você esta de Parabéns. Depois da uma olhada em meu blog tambêm e entre na minha lista de contaos, ok? Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá Amigo!!!
    Obrigado pelo apoio...
    Já estou na sua lista de contatos...
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. OLÁ ISRAEL.
    SEI DAS NECESSIDADES DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, SEI DAS DIFICULDADES A QUE VCS ESTÃO SUJEITOS, DOU OS PARABÉNS PELA SUA INCANSÁVEL LUTA PELOS DIREITOS DAS PESSOAS DEFICIENTES, NO ENTANTO ACHO QUE PARA OS POLÍTICOS RESPEITAREM A LEI, SERIA NECESSÁRIO QUE CADA UM DELES TIVESSE UM FILHO COM ALGUMA DEFICIÊNCIA (É PRECISO SENTIR NA PELE A DIFICULDADE). MESMO ASSIM NÃO DEIXE DE LUTAR, POIS PODE TER CERTEZA, O QUE VC ESTÁ FAZENDO SERÁ SEMPRE LEMBRADO DE FORMA POSITIVA PELAS PESSOAS QUE RECONHECEM SEU TRABALHO.
    ABRAÇO

    ResponderExcluir