quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Câmara instala elevador e atende exigências de acessibilidade

19/08/2009 às 08:25
Câmara instala elevador e atende exigências de acessibilidade

Atualmente é quase uma obrigatoriedade que locais públicos sejam acessíveis a deficientes físicos, como nas ruas, bancos, órgãos públicos, todos devem ter rampas ou elevadores.
A Câmara Municipal de Uberaba inaugurou ontem no Paço Municipal o elevador que dá acessibilidade a deficientes físicos na parte superior da casa.
A instalação do elevador faz parte do projeto de Acessibilidade no Paço Municipal, que foi aprovado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Comphau). As medidas foram pensadas para atender perfeitamente às demandas da Câmara.Antes do elevador, foi construída no ano passado uma rampa de cinco metros de comprimento e corrimões que facilitam a entrada dos cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção, no prédio “Major Eustáquio”. Além disso, o plenário da casa depois da reforma se tornou totalmente adequado para qualquer pessoa ter acesso, inaugurado em 2007."Quando vereador de Uberaba, do ano de 1983 a 1989, a acessibilidade não era fácil. Não existiam rampas e a única forma de chegar ao gabinete era subindo escadas, então ia rastejando para todos os locais. E na época era vice-presidente da mesa diretora, portanto, trabalho redobrado. Descia e subia essas escadas umas 10 vezes por dia", conta o ex-vereador Sebastião Pinto de Oliveira.Para não comprometer a estrutura do prédio histórico, foi instalado um elevador com o sistema de "embulo". Ao contrário dos elevadores comuns, onde a cabine se movimenta, esse tipo de equipamento tem o movimento no piso, que sobe a partir do porão através de uma haste. Todo o compartimento será revestido de material transparente, interferindo o mínimo na visibilidade interna do paço. Um elevador panorâmico, com estrutura no subsolo, integra a segunda etapa do projeto, com acesso ao Salão Nobre do Paço.
Lei - A instalação do elevador se dá conforme o cumprimento da Lei Federal nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, regulamentada pelo Decreto-Lei nº 5.296/2004, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção de acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

Geórgia Santos
Fonte: Jornal de Uberaba: http://www.jornaldeuberaba.com.br/?MENU=CadernoA&SUBMENU=Cidade&CODIGO=32009



(Clique para ampliar)
JORNAL CIDADE LIVRE
terça-feira 28/03/2006


Como não foi citado o nome de quem realmente lutou pela acessibilidade no local, coloquei o recorte de um jornal da época em que procurei o Ministério Publico para garantir o acesso no Paço Municipal.


Israel Garcêz

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Elevador dá acessibilidade


Elevador dá acessibilidade

Depois de quase um ano em obra, foi inaugurado ontem o elevador do Paço Municipal de Uberaba “Major Eustáquio”.
O novo equipamento garantirá acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, já que o acesso ao piso superior só era possível pelas escadarias.
A iniciativa faz parte do projeto de acessibilidade do Paço Municipal, apresentado ao Ministério Público e aprovado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba em 2007.O elevador, com capacidade para até 1.500kg, deveria ser construído dentro da CMU sem descaracterizar o prédio.
Para manter as características originais, a estrutura parte do porão com uma pequena abertura no piso de madeira. “Usamos o vidro e o aço, que dão um ar moderno e ao mesmo tempo não interferem tanto visualmente”, disse o engenheiro responsável pela obra, Nilson Perez.
O presidente Lourival dos Santos (PCdoB) disse que esse é mais um passo da Câmara no sentido de garantir a acessibilidade a todos os cidadãos. “Estamos garantindo o direito de ir e vir. Com o elevador, as pessoas portadoras de necessidades especiais terão acesso a todos os departamentos administrativos da Câmara, bem como ao salão nobre.
Vale ressaltar que a Câmara de Uberaba é uma das poucas do interior de Minas que garantem este tipo de acessibilidade, principalmente, em um prédio tombado”, completou ele.
A secretária de Desenvolvimento Social, Maria Thereza Rodrigues da Cunha, participou da inauguração. Para ela, foi uma iniciativa louvável do Legislativo em adaptar um prédio histórico a fim de garantir a acessibilidade e a cidadania dos portadores de necessidades especiais. “Principalmente por ser uma casa pública e de leis”, ressaltou.
O projeto, que contou com a colaboração da arquiteta Marianna Costa Matos, em conjunto com a arquiteta da Câmara, Roseane Dutra, satisfaz as necessidades principalmente dos cadeirantes. “Sentimo-nos mais cidadãos, à medida que o Legislativo abre as portas e possibilita o acesso”, pronunciou o presidente da Adefu, Íris Nogueira, presente à cerimônia.

Mara Santos 19/08/2009
Fonte Jmonline: http://www.jmonline.com.br/novo/?noticias,6,POL%CDTICA,14041




(Clique para ampliar)
JORNAL CIDADE LIVRE
terça-feira 28/03/2006


Como não foi citado o nome de quem realmente lutou pela acessibilidade no local, coloquei o recorte de um jornal da época em que procurei o Ministério Publico para garantir o acesso no Paço Municipal.

Israel Garcêz