quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Campanha cobra respeito às vagas de deficientes e idosos

Com apoio da Prefeitura, a ONG Voluntários da Acessibilidade lança campanha para chamar a atenção da comunidade para que sejam respeitadas as normas de acessibilidade. Hoje será realizado evento no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas, às 18h30, para o lançamento da campanha, que será permanente, quando o público poderá se inscrever como voluntário para ajudar a conscientizar a população, principalmente motoristas que não obedecem à lei e estacionam em vagas destinadas a deficientes e idosos.

Para alertar de que não é certo estacionar em vagas reservadas para idosos e deficientes, foi realizada ontem atividade que chamou a atenção de muitos. No estacionamento da Prefeitura foram distribuídas algumas cadeiras de rodas em vagas comuns e com um bilhete com os dizeres: “Estacionei neste local, mas é rapidinho, volto logo” - assim como dizem os motoristas como justificativa quando estacionam em vaga preferencial.

“A campanha está apenas começando e queremos contar com o apoio de todos. Já temos algumas entidades parceiras - a Adefu, Instituto de Cegos, Sindicato dos Rodoviários, a Secretaria de Planejamento, a Prefeitura de forma geral -, mas é preciso contar com o principal apoiador, que é a comunidade. Este é um trabalho que não deve partir apenas das entidades e do poder público, a população deve se envolver”, explica a presidente da ONG,  Claudia Maia, que convoca todos para que se tornem voluntários desta causa, pois é preciso fazer algo. Segundo Cláudia, a ideia de desenvolver essa campanha partiu de uma conversa com Israel Garcêz, que também é cadeirante e vem lutando por acessibilidade em Uberaba há muito tempo.

O Jornal da Manhã já recebeu diversas denúncias e acompanha a luta de Israel. “Depois disto foi que passei a observar com mais atenção. Em uma caminhada que fiz pela avenida Prudente de Morais, em poucos quarteirões, consegui flagrar e fotografar nove carros que estavam estacionados de forma irregular, obstruindo rampas ou vagas preferenciais. Queremos lembrar a estes motoristas que isso não é certo, pois todos sabem, sinalização não falta, mas precisamos lembrá-los de que isso não é certo”, explica.

Para “puxar as orelhas” destas pessoas, estão programadas diversas atividades, como blitz surpresa e bilhetes que serão colocados na frente do carro para lembrar o motorista de que não é certa tal atitude. A intenção é deixar a pessoa realmente constrangida. Segundo Cláudia, uma das placas que foram confeccionadas tem o recado: “Esta vaga é para quem tem deficiência física e não emocional”. Todo material de trabalho será apresentado no lançamento, quando também os voluntários poderão se inscrever para participar da campanha. Terá haverá apresentação do jingle de artistas. Vale lembrar que hoje comemora-se o Dia Internacional da Acessibilidade.


Fonte: JM Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário